Câncer de estômago. Entenda algumas opções de tratamento.

O câncer de estômago é mais comum do que se imagina, é o terceiro tipo mais frequente entre os homens e o quinto entre as mulheres. Saiba mais nesse post sobre uma das opções de tratamento para a doença.

Para tratar o câncer de estômago, a cirurgia ainda é a via mais recomendada. A indicação do procedimento mais adequado para cada caso depende das condições físicas do paciente, também da parte do estômago atingida e dos tecidos próximos comprometidos.

Dentre as opções disponíveis, temos a Gastrectomia, que pode ser feita de forma parcial ou total.

Gastrectomia total

Na Gastrectomia total, todo o estômago será removido, juntamente com os linfonodos próximos, além da retirada de outros órgãos adjacentes, quando necessário.

Gastrectomia subtotal

No caso da gastrectomia subtotal, o intuito é remover uma parte do estômago, juntamente com os linfonodos.

Tanto a gastrectomia total quanto a gastrectomia subtotal, podem ser realizadas por via robótica. Dúvidas? Deixe nos comentários!

Câncer de estômago em estágio avançado. A Cirurgia Oncológica é indicada?

Para tratar o câncer de estômago, a cirurgia ainda é a via mais recomendada. Para casos onde a doença está em estágio avançado, pode ser indicada a cirurgia paliativa.

Quando o câncer está em um estágio muito avançado, a cirurgia pode ser indicada para controlar a disseminação da doença, além de aliviar os sintomas desagradáveis e evitar o surgimento de complicações que possam vir a surgir.

Esse tipo de intervenção é chamada de Cirurgia Paliativa.

Nesses casos, a gastrectomia subtotal e total podem ser indicadas para tratar sangramentos ou obstruções gástricas. Além disso, cirurgias para a colocação de cateter para evitar obstrução gástrica também são indicadas.

3 coisas que você precisa saber sobre a Cirurgia Bariátrica

Se você considera fazer uma cirurgia bariátrica, é importante também buscar informações sobre o procedimento. Nesse post, trouxe 3 pontos importantes para te ajudar.

Indicação

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com IMC acima de 35 Kg/m² e que tenham doenças associadas à obesidade ou para pacientes com IMC maior que 40 Kg/m² que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico (incluindo o uso de medicamentos).

Avaliação

Antes da cirurgia todo paciente precisa ser avaliado individualmente, devendo ser submetido a uma avaliação clínico-laboratorial que inclui a realização da anamnese, exame físico e exames laboratoriais e de imagem. Essa investigação tem como objetivo prever possíveis complicações e preveni-las. Além disso, é necessário uma avaliação endocrinológica, psicológica e nutricional.

Benefícios

Na maioria dos pacientes, a cirurgia bariátrica – além de levar a uma perda de peso grande – traz benefícios no tratamento de todas as outras doenças relacionadas à obesidade. É possível uma melhora importante ou mesmo remissão do seu diabetes, do controle da pressão arterial, da dislipidemis, dos níveis de ácido úrico e alívio das dores articulares.